5. Política Segurança da Informação e Risco Cibernético

A Política de Segurança da Informação e Risco Cibernético do Conglomerado Voiter (“Voiter”), tem como objetivo proteger os ativos de informação e formar a base para o estabelecimento de procedimentos de Segurança da Informação e cibernética da organização.

É dever de todos os administradores, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores e/ou parceiros o cumprimento das diretrizes estabelecidas, bem como, a busca de aderência à legislação, normas e regulamentos em seus procedimentos, no sentido de evitar, dentre outros, os riscos de:

Imagem – que pode afetar negativamente o nome do Voiter, de seus acionistas, administradores, funcionários e clientes;

Legal – que decorre do não atendimento à legislação ou às regulamentações aplicáveis, podendo acarretar penalidades.

Cibernético – que possibilita ataques cibernéticos às informações sigilosas e privilegiadas decorrentes de fragilidades sistêmicas.

O compromisso com a proteção previne que as informações sejam perdidas, falsificadas ou destruídas, acessadas por pessoas não autorizadas, roubadas ou alvo de espionagem. A informação é um dos ativos mais importantes para os negócios do Voiter e consequentemente necessita ser adequadamente protegida. Manter a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação são essenciais para preservar a competitividade, faturamento, lucratividade, atendimento dos requisitos legais e a imagem da Organização no mercado.

6. Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática

O Banco Voiter possui a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (“PRSAC”), através da qual a instituição formaliza critérios de desenvolvimento sustentável e de boas práticas na gestão corporativa, em observância aos requisitos exigidos pela Resolução CMN nº 4.945 e Resolução CMN nº 4.943. 

Considerando seu compromisso em avaliar riscos sociais, ambientais e climáticos na oferta de produtos e serviços financeiros, a presente política estabelece mecanismos de governança para a gestão de tais riscos no exercício dos negócios e atividades do Voiter, assim como no relacionamento com as partes interessadas, aumentando de forma contínua os impactos positivos de sua contribuição à sociedade.

Para tanto, considera-se que os aspectos sociais, ambientais e climáticas devem ser sempre observados nos pilares abaixo:

  • No planejamento estratégico;
  • Na elaboração de Produtos e Serviços;
  • No início de relacionamento de clientes, parceiros e prestadores de serviço;
  • Na concessão e Recuperação de Crédito, considerando as análises de garantias;
  • Na gestão de Riscos: Operacional, de Crédito, de Liquidez e de Mercado;
  • Nas campanhas internas e diretrizes de conduta;
  • Nos processos de conformidade e relações contratuais;