Fatores de Risco



Relatório de Gerenciamento de Riscos

Ano:



Apoio Histórico

Ano:



As decisões de investimento devem ser baseadas na análise cuidadosa de informações a respeito do histórico e desempenho econômico-financeiro das companhias objeto de investimento. Grande parte dessas informações está disponível neste website. Antes de tomar uma decisão de investimento, os potenciais investidores devem considerar cuidadosamente todas as informações disponíveis neste website, em especial os riscos mencionados abaixo. Os negócios, situação financeira e resultados de operações do BI&P podem ser adversa e materialmente afetados por quaisquer desses riscos e, por conseguinte, impactar negativamente os títulos emitidos pelo Banco. Os fatores de risco mais relevantes conhecidos pelo BI&P estão detalhadamente descritos no item 4 do Formulário de Referência disponibilizado na seção Informações Financeiras e, de forma resumida, estão relacionados a:

Condições Macroeconômicas

As condições macroeconômicas globais e no Brasil podem afetar nossos negócios, os resultados das nossas operações e o preço de nossas Ações.

Acontecimentos e a percepção de riscos em outros países, podem afetar negativamente a economia brasileira e ter impacto adverso em nossos negócios e no valor de mercado das Ações.

Banco

O crescimento da nossa carteira de operações de crédito pode levar a um aumento da inadimplência em relação ao total da carteira.

Uma deterioração na qualidade de crédito dos sacados na carteira de garantias em recebíveis e duplicatas pode afetar de maneira adversa nossas operações de crédito a empresas.

Problemas em setores econômicos com maior participação no PIB brasileiro podem afetar significativamente o desenvolvimento e rentabilidade de nossos negócios.

Uma variação entre a nossa carteira de crédito e nossas fontes de captação pode afetar adversamente os nossos resultados operacionais e a nossa capacidade de incrementar operações de crédito.

Depósitos a prazo representam uma importante fonte de recursos para o Banco. Problemas na captação de recursos via depósitos a prazo podem afetar negativamente nossos resultados.

Uma deterioração de nossa classificação de crédito poderá aumentar os nossos custos de captação.

Nossa carteira de títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos está sujeita a variações de mercado devido a mudanças nas condições econômico financeiras brasileiras e internacionais.

Poderemos não conseguir implementar nossa estratégia de negócios

Controle e Gestão

A saída de membros da nossa Administração, ou a incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-la, pode ter um efeito adverso relevante sobre nossos negócios.

Interesses divergentes entre os Acionistas Controladores e Acionistas Investidores.

Acionistas

Um mercado de negociação ativo e líquido para as nossas Ações Preferenciais poderá não se manter a qualquer tempo, limitando a capacidade dos investidores de venderem as Ações pelo preço e no momento desejado.

Setor de Atuação

A crescente competitividade no setor de serviços bancários brasileiros pode afetar de forma negativa nossas expectativas de negócios.

Os negócios bancários dependem em elevado grau do ambiente regulatório. O sistema bancário brasileiro está sujeito a uma extensa regulamentação e contínua fiscalização por parte do Banco Central do Brasil tanto para garantir a manutenção da segurança do sistema quanto como instrumento de política monetária. Essa regulamentação é utilizada com regularidade pelo governo brasileiro para controlar a disponibilidade de crédito e o consumo no País. Desta forma, mudanças permanentes ou temporárias na regulamentação podem afetar nossos resultados.

Nós não temos controle sobre as normas governamentais que regem todos os aspectos de nossas operações, inclusive no que diz respeito a:

  • Exigências de capital mínimo;
  • Requisitos de depósitos compulsórios e/ ou reservas;
  • Limites para empréstimos e/ ou outras restrições ao crédito, incluindo alocações compulsórias;
  • Requisitos contábeis e estatísticos;
  • Limites e restrições às taxas de juros e tarifas cobradas;
  • Alterações na taxa básica de juros;
  • Alterações na legislação tributária e previdenciária podem afetar negativamente nossas operações.

Modificações nas Práticas Contábeis Adotadas no Brasil em função de sua convergência às práticas contábeis internacionais (IFRS) podem afetar adversamente nossos resultados.